quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Jardins japonais

A influência das cores

O organismo como um todo............. Metabolismo é um termo que designa o conjunto de complexas reações químicas, estreitamente coordenadas, que ocorrem no interior do organismo. Essas reacões desempenham um importante papel e variam de acordo com as respostas do corpo aos estímulos internos e externos. • Para manter o metabolismo em perfeitas condições, imagine um azul-índigo metálico, intenso e vibrante. Mentalize essa luz inundando profundamente cada célula do corpo. Faça este exercício durante 15 minutos, todas as noites, ao deitar.

a influência das cores

Sistema nervoso...................................... Ninguém pode sobreviver sem a capacidade de explorar o ambiente, registrar as mudanças e adaptar-se a elas. Essa é uma das funções do sistema nervoso. • Para beneficiar o sistema nervoso, imagine a cabeça envolvida por um azul-índigo metálico muito brilhante. Pratique o exercício por 5 minutos. • Para relaxar ou combater a insônia, mentalize uma luz violeta metálica, viva e pulsante, que envolve a cabeça e irradia-se por todo o cérebro.

A influência das cores

Sistema endócrino Os hormônios são "mensageiros" que controlam várias atividades dentro do organismo. As secreções hormonais são vitais para a manutenção de um ambiente interno estável. Para equilibrar o sistema endócrino, imagine uma luz intensa amarelo-dourada, que envolve as glândulas sexuais (ovários ou testículos) e irradia-se até o pâncreas, as supra-renais, o timo (um pouco acima do coração), a tireóide (na garganta), a glândula pineal e a hipófise (na região entre os olhos). Pratique o exercício diariamente, por 10 minutos.

A influência das cores

Aparelho digestivo Com a função de desdobrar os alimentos em compostos utilizáveis pelo organismo, o aparelho digestivo, numa definição simplificada, é um tubo que se prolonga da boca ao orifício anal. Para beneficiar todos os órgãos que participam da digestão, mentalize um vermelho-vivo, metálico e brilhante, na área da boca. Imagine essa cor descendo pelo esôfago e espalhando-se de modo a envolver todos os órgãos abdominais, até o reto e o ânus. O ideal é praticar este exercício por 15 minutos antes das refeições, diariamente.

A influência das cores

Aparelho circulatório Tanto as substâncias nutritivas como o oxigênio entram no sangue, que, impulsionado pelo coração, percorre todo o organismo. Imagine uma cor vermelho-púrpura muito intensa e vibrante concentrada no coração. A cada batimento, mentalize a cor se espalhando por todo o corpo através das artérias e veias. Praticado diariamente por 10 minutos, este exercício promove a oxigenação dos tecidos, estimula a memória e favorece o tratamento de doenças circulatórias. É preventivo do enfarte e muito útil no tratamento pós-enfarte.

A influência das cores

Aparelho respiratório Para que o organismo possa extrair energias das substâncias nutritivas, é necessário queimá-las. Isso é possível graças ao oxigénio, que penetra no organismo através do aparelho respiratório. Para beneficiar este conjunto de órgãos e funções, imagine uma cor luminosa azul-cclesre que penetra pelo nariz, atravessa a traquéia e inunda o peito, atingindo profundamente os brônquios e os pulmões. O exercício é especialmente eficaz quando praticado logo cedo, ao acordar, durante 10 minutos.

A influência das cores

Aparelho locomotor O conjunto formado pelo esqueleto, com suas articulações, e pêlos músculos, tendões e ligamentos é responsável por todos os movimentos do ser humano. Mentalize um laranja-metálico forte e vivo que se espalha por todo o corpo, concentrando-se nas articulações. No caso de juntas doloridas, imagine a cor mais intensa nessas regiões. Pratique o exercício todas as noites, ao deitar, durante 15 minutos. Eficiente no tratamento de luxações, fraturas, reumatismo, ciática, dores na coluna, hérnia de disco, etc. . ....